Apesar de manter seu foco essencial no cuidado com as pessoas, o RH incorporou preocupações adicionais, especialmente aquelas que impactam o desenvolvimento global da empresa.

Um RH estratégico permanece atento à visão do negócio, à sua posição junto aos colaboradores e ao mercado. Isso inclui a promoção de ações sustentáveis, destacando-se como uma área capaz de contribuir para o desenvolvimento de empresas socialmente conscientes.

Qual a vantagem de tornar as empresas mais sustentáveis?

Vantagem competitiva

As pesquisas mostram que tanto clientes como candidatos preferem se relacionar com empresas que se comprometem com a redução dos impactos ambientais.

Dessa forma, a empresa que investe nesse tipo de cuidado social, cria uma imagem mais positiva diante do mercado.

Redução de custos

O desejo da maioria das empresas é tornar os seus processos mais econômicos sem perder em resultados.

O que muitos não sabem é que pensar em sustentabilidade pode ser um impulsionamento para a redução de custos com papel, água, energia, uso de equipamentos e muitos outros.


Como o RH pode colaborar para uma empresa sustentável?

Existem algumas etapas que podem ser investidas, entre elas:
· Eliminar o uso de papel;
· Investir na digitalização de arquivos;
· Evitar o uso de utensílios de plásticos;
· Pensar em saídas de mobilidade urbana, como por exemplo a migração de alguns colaboradores para o home office total ou parcial.


Além dos pontos citados acima, é muito importante ainda que o RH invista em treinamentos para as lideranças com o tema da sustentabilidade.

Esses projetos também podem e devem se estender a todos em forma de ações colaborativas e que podem até promover recompensas internas. Tudo isso ajuda a criar o uso consciente dos recursos e também a melhorar o clima organizacional.