Com a aceleração do aquecimento global, falar sobre educação ambiental se tornou extremamente necessário no dia a dia de todas as pessoas.

O que é educação ambiental?

A educação ambiental surgiu para ensinar a população sobre a importância da preservação da natureza e dos nossos recursos naturais. Afinal, é fundamental desenvolvermos o hábito de práticas sustentáveis e conscientes em nosso dia a dia.

Como surgiu a educação ambiental?

O termo “Educação Ambiental” já tem mais de 70 anos, sendo que a sua primeira aparição foi em 1948 em Paris, em um encontro da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).

Somente em 1972, na Conferência de Estocolmo, que o termo Educação Ambiental ganhou força e destaque entre a população. Três anos mais tarde, em 1975, foi criado, em Belgrado, conhecida também como a antiga Iugoslávia, o Programa Internacional de Educação Ambiental, cujo objetivo era definir estratégias e planos de ações para o futuro.

Quais são os objetivos da educação ambiental?

O objetivo da educação ambiental é poder conscientizar as pessoas sobre ações que podem ser feitas para conceder um presente e um futuro melhor no mundo. Além disso, pretende-se inserir estratégias que são fundamentais para ajudar na preservação do meio ambiente.

Os cinco principais objetivos da educação ambiental são:

  1. Incentivo a práticas sustentáveis no dia a dia;
  2. Conscientização ambiental;
  3. Ações para ajudar a diminuir as causas do aquecimento global;
  4. Repensar hábitos que prejudicam o meio ambiente;
  5. Incentivar a população com relação à consciência ecológica.